quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Posso treinar quando estiver gripado?

Uma das características da gripe é baixar a resistência do organismo. O indivíduo se sente fraco, indisposto e o corpo pede descanso e boa alimentação para combater o vírus alojado e, assim, recuperar-se mais rapidamente. Portanto, não aconselho o aluno a realizar um treino quando estiver gripado. Musculação, corrida e spinning são atividades que não devem ser feitas nessa situação.

O aluno que insiste na prática de exercícios quando o corpo não está 100% corre o risco de permanecer mais tempo doente, porque o organismo irá dividir a energia que precisa para se regenerar com a que despende durante o treino. Mas se a vontade de praticar exercícios for maior do que a moleza causada pelo quadro é melhor apostar em alguma atividade regenerativa, como um alongamento, uma leve caminhada, hidroterapia ou yoga.

De qualquer forma, é fundamental descansar para ter uma recuperação mais rápida. O atleta que não sabe respeitar as limitações do próprio corpo está mais sujeito a enfermidades e lesões.

Fonte: IG Saúde

Evite lesões nos exercícios feitos na água

Embora a natação seja um exercício aeróbico de baixo impacto, é importante proteger-se das lesões que também podem acontecer nesta modalidade.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos oferece algumas dicas para quem pratica esportes aquáticos, como hidroginástica

- Antes de entrar na água, faça aquecimento como polichinelos, caminhadas em volta da piscina ou bicicleta ergométrica.

- Depois do aquecimento, estique suavemente os braços e as pernas antes de nadar ou fazer qualquer outro esporte

- Mesmo os praticantes de atividades aquáticas, devem fazer outros exercícios regulares que fortaleçam a musculatura das costas e dos ombros, como musculação

- Não nade se tiver uma infeção de ouvido, infecção respiratória ou febre

Fonte: IG Saúde

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mulheres no Tatame




Meninas no tatame não são mais uma raridade, muito pelo contrário, todos os dias novas mulheres chegam às academias levando força de vontade, dedicação, graça e beleza a um mundo que há pouco tempo atrás era completamente masculino.

O preconceito sempre existirá, principalmente em esportes de contato como o Muay Thai. Muitos ainda remetem a imagem da mulher a um ser frágil, que precisa ser protegido. Nunca a imaginam de luvas, caneleiras e bucal enfrentando um homem de frente e sem medo.

O mundo e as mulheres mudaram e com isso os esportes praticados por elas também. Caminhar já não é mais a primeira opção para quem deseja perder peso. Nem sempre os quilos a mais são o motivo que as levam ao tatame, mas sim, a defesa pessoal, o condicionamento físico, a autoconfiança e o alívio do stress.



Como tudo conseguido até o presente momento, essa é mais uma etapa que a classe feminina deve vencer. Ocupar seu lugar lado a lado com o homem que pensa que ela deveria estar lavando louça ao invés de chutando aparador junto com ele. A responsabilidade de desbravar tais caminhos é da mulher corajosa que deixa de lado as aulas de jump nas academias femininas e aposta na sua força e sensibilidade dentro de um tatame cheio de homens que a julgam menos “forte” do que eles.

Infelizmente, ainda existem muitos locais restritos que teremos que invadir, fincar nossa bandeira e permanecer firmes, até que nos aceitem como iguais. Enquanto isso não acontece, comecemos pelo tatame. Viva o feminismo que luta!


Por: Deborah (Freira) Chiari

Desafio Personal Fight !


Para aqueles que se sentiram motivados pela agilidade, destreza, força e técnica de Anderson Silva em sua última luta pela defesa do cinturão do peso médio, eu faço um convite: Venha treinar como ele!

As artes marciais tem crescido muito nos últimos anos e não é apenas como uma forma de ganhar músculos, melhorar a aparência, mas também como defesa pessoal, ganho de reflexo, agilidade, equilíbrio físico e mental.

O corpo precisa estar em movimento, mas com a vida sedentária que se leva, com os dias praticamente inteiros sentados a frente de um computador ou realizando pequenas tarefas em pé, não serão suficientes para que o organismo funcione de maneira adequada.

No início pode parecer enfadonho praticar uma sequência que exigirá de seus braços e pernas uma constante movimentação e o raciocínio terá de ser mais rápido para acompanhar os movimentos do parceiro, porém com o passar do tempo o esporte será capaz de envolver-te de tal forma que não viverá mais sem a adrenalina de estar de luvas dentro de um tatame, se tornará uma paixão.

Sem falar na perda de peso e definição do corpo que pode ser vista em pouco tempo, dependendo do metabolismo e tipo físico de cada aluno, mas geralmente, não existem reclamações sobre o benefício que a luta proporciona ao corpo.

Praticar exercícios, seja ele qual for, é uma questão de força de vontade para encontrar algo que se gosta e praticar. E esse é um desafio para você que busca garra para vencer e conquistar seus objetivos. Venha fazer uma aula com personal fight !


Tática 'marrenta' coloca Anderson Silva como versão moderna de Muhammad Ali

Forrest Griffin já havia sentido na pele, e Yushin Okami viu o mesmo filme à sua frente. Sábado, no UFC Rio, Anderson Silva voltou de um morno primeiro assalto em ritmo elétrico. A confiança era tanta, que ele abaixou as mãos e, chamando o japonês para a luta, mostrou todo o seu poder de esquiva. A estratégia ‘marrenta’ foi complementada com certeiros golpes, que nocautearam Okami. De quebra, trouxeram de volta as comparações com o maior ícone do boxe.

“Anderson ama Muhammad Ali e continua tendo ele como um de seus ídolos”, disse o narrador oficial do UFC Mike Goldberg, durante a transmissão nos EUA, lembrando que Forrest Griffin sofreu com os mesmos movimentos em sua humilhante derrota no UFC 101.

O campeão dos médios tem um muay thai excelente, mas luta após luta prova também ser um dos melhores boxeadores dentro do mundo do MMA. A agilidade e a precisão na hora de se esquivar são técnicas dominadas por poucos. Com os braços abaixados, por menos ainda“Realmente existe essa semelhança com o que o Muhammad Ali fazia. No jeito de se mexer, eles são fenômenos, têm uma técnica refinada”, analisa o peso pesado de boxe Raphael Zumbano, primo de Éder Jofre, que já treinou com Anderson. “O que eles fazem, deste modo, eu nunca vi alguém fazer.”

Para Zumbano, o talento é algo natural de Anderson, mas também foi aprimorado com o passar do tempo, nos treinamentos. “É muito difícil conseguir isso, ainda mais com a calma e a tranquilidade com que ele faz. Já treinei com ele e sei do esforço que ele tem para isso.”

O companheiro de UFC Fabio Maldonado é da mesma opinião. O sorocabano também fez carreira no boxe e tem nesta modalidade sua especialidade no MMA.

“Mais do que ter esse jogo de cintura, a qualidade no Anderson é conseguir com isso induzir o adversário ao erro. Ele o chama para bater e, cada vez que o cara erra, vai cansando”, opina Maldonado.

“Não é nada fácil fazer essa esquiva da maneira que ele faz. No treino, na manopla, todo mundo faz um monte de coisa, mas em cima do ringue é muito mais difícil”, adicionou o meio-pesado.

Ex-campeão mundial, Muhammad Ali ficou conhecido como um dos nomes mais rápidos da categoria mais tradicional do boxe. Os pesos pesados são marcados mais pela força que pela agilidade, mas ele tinha velocidade com as pernas e as mãos.

Em um dos seus combates mais célebres, em 1974, Ali adotou como tática ficar junto às cordas e deixar George Foreman castigá-lo. Além de absorver bem o impacto, ele apostou no contra-ataque e, à medida que o oponente se cansava, castigava-o, até que teve a abertura para nocautear, no oitavo assalto

Fonte: UOL

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UFC Rio ou UFC 134







Evento muito bom. Foram 12 lutas movimentadas, com o melhor que o MMA tem para oferecer.
A primeira luta do card preliminar: Yves Jabouin VS Ian Loveland, vitória de Jabouin por decisão dividida dos árbitros. Jabouin muito mais técnico na movimentação em pé e conseguiu encaixar melhor o seu jogo, neutralizando o trabalho de Loveland.




Segunda luta, dois brasileiros Yuri Alcantara vs Felipe Arantes. Yuri dominou a luta nos três rounds, eficiente em pé e muito superior no chão levando a luta por decisão unânime.




Terceira luta, também entre dois brasileiros, Luis Ramos vs Erick Silva. Erick encaixou um swing de direita e terminou a luta com ground and pound até o juiz central interromper a luta.



Quarta luta da noite, também entre dois brasileiros, Raphael Assunção vs Johnny Eduardo. Raphael Assunção dominou a luta toda e venceu por decisão unânime.




Quinta luta, Paulo Thiago vs David Mitchell. Atleta e oficial do BOPE, Paulo Thiago venceu a luta por decisão unânime.




Sexta luta do card preliminar, Rousimar Palhares vs Dan Miller. Palhares venceu a luta por decisão unânime dos árbitros.




Sétima e última luta do card preliminar. Thiago Tavares vs Spencer Fisher. Tavares dominou a luta toda, levou Fisher para o chão e trabalhou muito bem o ground and pound vencendo a luta por interrupção do juiz central.




A primeira luta do card principal foi entre Luiz Cane “Banha” e Stanislav Nedkov. Banha estava dominando o combate, mas Nedkov encaixou uma boa sequência de socos, levou Banha para o chão e terminou a luta com um ótimo trabalho de groud and pound, vencendo a luta por interrupção do juiz central. Banha foi o único lutador brasileiro a não vencer no UFC Rio.




A segunda luta foi entre Ross Pearson e Edson Barboza. Barboza venceu a luta por decisão dividida dos juízes laterais.




A terceira luta do card principal foi entre o veterano Rodrigo “Minotauro” e Brendan Schaub. Minotauro mundialmente conhecido pelo seu jiu-jitsu surpreendeu vencendo a luta por KO no primeiro round.




A quarta luta foi entre Maurício “Shogun” Rua e Forrest Griffin. Shogun vindo de derrota e para Jon Jones, dominou a luta e venceu por KO no primeiro round.




A quinta e mais esperada luta da noite Anderson Silva vs Yushin Okami. Anderson dominou e estudou Okami durante o primeiro round. No segundo round Anderson venceu a luta por TKO. Durante toda a luta Anderson manteve a sua guarda baixa, chamando Okami para o combate e contra atacando muito rápido. Silva não é o “striker” mais rápido nem o mais forte, mas é o lutador com melhor “timing” e o mais eficiente no mundo. Ele “pega” muito rápido o jogo do outro lutador e trabalha muito bem isso, todos os movimentos dele são feitos para estudar, montar o plano e atacar o seu adversário. Durante o combate Anderson usou todos os fundamentos do MMA contra Okami, trabalhou boxe e muay thai, usou clinch e no segundo round levou seu adversário para o chão e terminou a luta com um excelente trabalho de groud and pound.




Por fim, foi um evento com boas lutas, bons atletas e vitórias brasileiras.

UFC Rio: Anderson Silva 'detona' japonês e vence mais uma

Uma noite inesquecível para os fãs do MMA. Pela décima vez consecutiva, o brasileiro Anderson Silva entrou no octógono para defender o cinturão e a fez da melhor maneira possível. Na última luta do card principal, a principal da noite do UFC Rio, na HSBC Arena, o Spider nocauteou Yushin Okami, do Japão, restando um pouco mais de dois minutos para o fim do segundo round.

A vitória de Anderson Silva significou o quarto triunfo brasileiro em uma data que marcará o UFC para sempre no coração dos brasileiros, que também puderam acompanhar as vitórias de Maurício Shogun, Edson Barboza e Rodrigo Minotauro.

Nos últimos segundos do primeiro round, Anderson Silva, que até o momento estudava muito o japonês, acertou um lindo chute de direita no resto de Okami. Apesar do golpe, o japonês continuou de pé até o fim do primeiro round. Um assalto inicial muito equilibrado, que ficou marcado pelo tempo em que os dois lutadores ficaram encostados na grade trocando joelhadas e golpes próximos.

Com 4m7s do segundo assalto, Anderson Silva acertou um soco de direita e derrubou o japonês. Porém, o brasileiro preferiu deixar o adversário levantar. Ele sabia o que estava fazendo. Faltando pouco mais de dois minutos, Spider aplicou um murro certeiro para não levantar mais. Anderson foi para cima e triturou o adversário até a intervenção necessária do juiz.


Com o nocaute, o brasileiro chegou à sua 15ª vitória consecutiva, a número 31 da carreira. "Vestido" pela bandeira do Brasil, Anderson Silva mandou um recado: "O papo é sério aqui. Como diz o Capitão Nascimento: "Senhores, nunca serão!", fechando a noite brasileira com chave de ouro.

Fonte: BN Esportes

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Caminhada com cachorro incentiva exercícios físicos



Um estudo da Universidade Estadual do Michigan constatou que pessoas que levam cachorros para passear costumam fazer mais exercícios físicos, além das caminhadas com o "melhor amigo do homem". De acordo com o estudo liderado pelo epidemiologista Mathew Reeves, estas pessoas andar cerca de uma hora a mais por semana que aqueles que têm cachorro, mas não têm o costume passear com eles.

"A caminhada é a forma mais acessível de exercício físico. Queríamos saber se os donos de cachorros que os levam para passear estavam fazendo mais exercício além deste ou se os passeios substituíam outras formas de se exercitar", disse Reeves.

Na pesquisa foi levado em consideração o tempo de lazer gasto com atividades físicas, o que inclui praticar esportes e recreações como a dança.

O pesquisador também alertou para o lado social do estudo. Foi indicado que ter um cachorro tem um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. "As descobertas sugerem que as campanhas de saúde que promovem a posse responsável dos animais e os passeios podem ajudar a incentivar a atividade física", avaliou Reeves.


Fonte: Estadão

Dê um up no seu hormônio do crescimento

Para quem malha, o GH, o hormônio de crescimento, é uma substância fundamental. E não à toa. Além de ele ser importante para o crescimento, o GH também é responsável pelo aumento da produção de proteínas, principalmente nos músculos. Ou seja, ele é essencial para fazer os muques crescerem e aparecerem.

A secreção desse hormônio atinge o seu pico algumas horas depois que você foi para a cama, mas também é desencadeada por:

- Atividade física regular, sobretudo treinos de força e exercícios aeróbios intensos.

- Ao menos 8 h de sono: pois é, a sua mãe tinha razão ao dizer que você precisava dormir bem para crescer. Para estimular a produção de GH, você precisa ter uma boa noite de descanso. Se você não conseguir completar as

8 h recomendadas por dia, certifique-se que o seu sono seja reparador.

- Coma proteína: é essencial ingerir uma quantidade razoável de aminoácidos para que o seu corpo consiga produzir e reparar o tecido muscular. A hiperglicemia, ou seja, os níveis elevados de açúcar no sangue, diminui a secreção do GH. Portanto, evite comer alimentos açucarados ou de alto índice glicêmico.


Fonte: Sport Life

3 pilares da definição muscular

1. Mantenha o seu metabolismo

Se a sua alimentação não for das melhores, quer dizer, se você comer pouco, o seu organismo vai se rebelar, diminuindo o ritmo metabólico para poupar energia. No modo “economizar”, o corpo gasta energia. Lembre-se de que energia = calorias. Ou seja, mesmo não comendo muito e dando grandes intervalos entre as refeições, você engordará e não emagrecerá. O ideal também é manter uma rotina de exercícios, com treinos de força.

2. Acabe com as suas reservas de gordura

Para convencer o seu organismo a gastar todas as reservas de gordura, é preciso que você esvazie o tanque, gastando todo o glicogênio que você tiver. Para tanto, reduza o consumo de carboidratos, pois eles viram glicogênio, e treine visando o gasto energético.

3. Não deixe os seus músculos serem destruídos

Muitos esportistas fazem um treino aeróbio muito pesado, têm uma alimentação hipocalórica e, para completar o cenário desastroso, não fazem treinos de força. Aí fica difícil! O resultado? Catabolismo muscular, aliado à queda de imunidade. Se os músculos entram em processo catabólico, significa que eles estão sendo destruídos e não construídos.

Fonte: Sport Life

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

5 segredos para escolhar a academia ideal



1 – As academias sempre podem abrir mão da taxa de matrícula. Essa taxa é só uma forma de tirar dinheiro de você. Se não quiser pagar, apenas diga ao gerente que vai se matricular em outro lugar. Na maior parte dos casos, é quase garantido que vão abrir mão da taxa de matrícula.

2 – Certifique-se de que você pode cancelar a qualquer momento e tenha isso por escrito. É possível que você tenha de escrever no contrato que “conforme acordado com [nome do gerente], eu posso cancelar este acordo a qualquer momento, sem multas”. Peça ao gerente em questão que assine e date para o caso de ocorrer uma demissão e a pessoa que faz o contrato não estar mais lá.

3 – Descubra os horários mais concorridos e certifique-se de que eles funcionam para você. Se prefere malhar quando o ambiente está calmo, mas a única hora que consegue chegar à academia é depois do trabalho, quando os aparelhos estão ocupados, procure outro lugar

4 – Peça um período de experiência de uma semana e leve um amigo. Ele talvez enxergue problemas que você não viu.

5 – Insista numa sessão grátis com um personal trainer se você se matricular. Se isso já fizer parte do pacote, peça duas.






Fonte: Dicas Secretas – Reader’s Digest

Vício em exercício físico é doença da modernidade

Frequentar a academia seis vezes por semana e no dia de folga sair para dar uma corridinha pode parecer saudável, mas não é bem assim. Tal comportamento pode ser uma doença chamada “Vigorexia”.

Vigorexia ou Overtraining é um distúrbio psicológico que causa dependência ao exercício físico. O praticante não se importa com eventuais contra-indicações médicas ou conseqüências maléficas das constantes repetições e se expõe ao perigo de sofrer problemas como fadiga, fraturas, falhas nutricionais, entre outros.

Isso acontece porque os exercícios liberam endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar. A atividade física em algumas pessoas pode causar uma satisfação pessoal muito superior e deixá-las eufóricas ao término, causando assim um vício por essa sensação.

Segundo Ricardo Munir Nahas, médico especializado em medicina esportiva, o transtorno pode ser observado a partir do momento que o indivíduo se sente irritado ou mal humorado nos dias que não consegue realizar o exercício físico e mesmo doente vai à academia. A queda de rendimento nos treinos, devido à fadiga, também é um sinal preocupante.

“Com o baixo rendimento, o atleta costuma intensificar os treinos, gerando problemas físicos como tendinites e fraturas. Em alguns casos, nem assim abandonam ou se readaptam ao exercício, indo contra até mesmo às recomendações médicas”, alerta Nahas.

A área médica aconselha que exercícios físicos sejam feitos pelo menos três vezes por semana para evitar uma vida considerada sedentária, manter a saúde em dia e o bem-estar físico e mental, mas até algo saudável deve ser realizado com parcimônia. “Tudo na vida deve ter um equilíbrio, inclusive a prática do exercício físico que deve ser realizado com bom senso e acompanhamento profissional”, conclui.

Fonte: Helplink

Comer antes e depois do treino é indispensável, diz nutricionista

Para quem faz exercícios físicos regularmente, a alimentação é uma arma poderosa para potencializar o efeito produzido. Porém algumas pessoas acreditam que não se alimentar antes e após o treino pode elevar o gasto calórico durante os exercícios, ajudando a emagrecer.

Segundo Fernanda Maciel, nutricionista especializada em Nutrição esportiva e treinamento físico, esse é um grande erro que não deve ser cometido, independentemente da modalidade praticada. “A ingestão anterior ao exercício é indispensável para que se tenha a energia suficiente para a prática do mesmo. Após o exercício, é importante alimentar-se para repor o que foi utilizado durante a atividade”, explica.

Uma dieta equilibrada para quem faz exercício deve conter carboidratos (pães, massas, arroz), proteínas (carne, leite, ovos), fibras (legumes, frutas, barra de cereais) e gorduras nas quantidades recomendadas. Cada alimentação deve ser baseada na frequência e intensidade dos exercícios, no sexo e na idade do praticante.

“Para todos os tipos de esporte, a ingestão de carboidratos antes e depois da prática, é indispensável. Isso acontece pois a energia produzida pelo corpo provém desse nutriente”, salienta Fernanda.

Alguns esportes como corrida, ciclismo e natação demandam maior quantidade de carboidratos. Já em esportes de força, como o levantamento de peso, o teor de proteína ingerida deve ser reforçado.

Após o treino, a indicação é de que os praticantes reponham os gastos com a ingestão de proteínas como carne, leite, iogurte, ovos, soja, entre outros.

O que comer?

Mais de 2 horas antes – Cereais integrais, arroz, massa, polenta, feijão, batata;
Entre 1 a 2 horas antes – Sanduíches simples, biscoitos e iogurtes;
Entre 30 minutos e 1 hora antes – Sucos, água de coco e frutas;
Após o treino – Massas, pães, carnes, leite, queijo, frutas, iogurte, legumes.

Fonte: Helplink

Viciados em exercícios físicos não percebem que estão doentes

A doença que faz a pessoa se achar mais magra ou fraca do que é -enquanto seus músculos incham- vem sendo subdiagnosticada, conforme especialistas.

Essa falsa percepção, característica do transtorno da vigorexia, leva o doente a abusar de exercícios físicos e, às vezes, de anabolizantes.

Diferentemente do paciente anoréxico, o vigoréxico raramente procura ajuda, segundo a psiquiatra Ana Gabriela Hounie, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

"Quando um chega ao psiquiatra é porque foi encaminhado por um cardiologista ou urologista, procurado para solucionar problemas causados por uso de esteroides."

Incomodado com a falta de diagnóstico e a proliferação de vigoréxicos ao seu redor, o educador físico e instrutor Marcus Zimpeck, 29, criou um teste para avaliar o risco de o aluno desenvolver o problema (ao lado).

"Metade dos homens que vejo em academias fica exibindo os músculos e gastando dinheiro com suplementos. Muitos vão para o caminho dos anabolizantes", diz.

Segundo o instrutor, detalhes como a frequência dos treinos e a autoavaliação no espelho podem ajudar a pessoa a checar se há risco.

A psiquiatra Hounie diz que o teste não é diagnóstico, mas pode detectar comportamentos suspeitos e levar a pessoa a um especialista.

"O que dirá se a pessoa tem vigorexia é se a percepção do próprio corpo não corresponde à realidade."

Zimpeck aplicou o questionário em dez homens. Um deles, conta, teve a máxima pontuação. "Aconselhei a procurar um especialista."

Mas o instrutor diz que a maioria brinca com o tema. "O pessoal não leva a sério enquanto não surge algum problema no organismo."

Fonte: Folha de S.Paulo

Manaus recebe UFC em agosto de 2012

O UFC Rio ainda nem desembarcou na Cidade Maravilhosa, mas a próxima edição do evento em solo brasileiro já tem data e local definidos: será em agosto de 2012, no Sambódromo de Manaus. O governador da capital amazonense, Omar Aziz, anunciou o acerto após uma reunião com Lorenzo Fertitta, um dos diretores da franquia, após reunião na sede do Governo.


Segundo Lorenzo Fertitta, a expectativa é de que o Sambódromo receba um público de 100 mil pessoas. O recorde internacional é do evento de Toronto, no Canadá, que reuniu 55 mil pessoas, faturou U$$ 11 milhões em ingressos e, em dois dias, teve impacto econômico de U$$ 45 milhões na cidade.

"A oportunidade de realizar o UFC em Manaus e trazer para a casa alguns dos grandes lutadores que são dessa região é algo que nos deixa muito entusiasmado”, disse Lorenzo.


O governador Omar Aziz disse que um acontecimento do porte do UFC, além de impacto econômico forte imediato, ajuda a projetar o Estado internacionalmente. Hoje, o evento é transmitido para mais de 500 milhões de lares por 22 canais de TV ao redor do mundo, tem cobertura em 16 línguas e projeção para atingir um bilhão de residências, com a entrada da Índia e da China no circuito da competição.

“Imaginem todo esse contingente de pessoas no mundo conhecendo Manaus e o Amazonas. Isso traz um legado grande para a nossa cidade”, declarou o governador por meio de sua assessoria de imprensa.


Fonte: Tatame

UFC já negocia Anderson x Henderson



Anderson Silva coloca seu cinturão em jogo neste sábado, no UFC Rio, mas a organização já pensa adiante. Segundo apurou a TATAME, os empresários do peso médio brasileiro já estão negociando sua futura luta, e pode ser contra um velho conhecido.

De acordo com fontes seguras, em caso de vitória sobre Yushin Okami no UFC Rio, Anderson Silva voltará ao octógono no dia 12 de novembro, data em que acontece a primeira edição do UFC na FOX, na Califórnia, Estados Unidos, e o adversário será Dan Henderson.

Anderson e Henderson se enfrentaram no UFC 82, e o brasileiro venceu por finalização. De lá para cá, “Hendo” disputou sete lutas, vencendo Fedor Emelianenko, Rafael Feijão, Renato Babalu, Rousimar Toquinho, Rich Franklin e Michael Bisping, perdendo apenas para Jake Shields.

Ainda de acordo com nossas fontes, a participação de Henderson não foi acertada até o momento. Caso o norte-americano não deseje voltar para os pesos médios (ele era o campeão dos meio-pesados no Strikeforce, e fez sua última luta entre os pesados, contra Fedor), a opção para enfrentar Silva seria Chael Sonnen.

O polêmico Sonnen, que não luta desde a derrota para Anderson, em 2010, está escalado para enfrentar Brian Stann no UFC 136, no dia 8 de outubro. Caso Chael seja convocado para lutar com Anderson, Stann poderia lutar contra Vitor Belfort.

O troca-troca depende, porém, da decisão de Dan Henderson de aceitar ou não a luta contra Anderson.

Fonte: Tatame

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para Anderson, lutar em casa é como um clássico entre Brasil e Argentina

Vestido com a camisa do Corinthians - "a realização de um sonho" - Anderson Silva foi o principal nome do treino aberto, nesta quarta-feira, na praia de Copacabana. O lutador disputa o combate principal do UFC Rio, neste sábado, na Arena da Barra, contra o japonês Yushin Okami. Ele comparou o fato de lutar em casa a um jogo entre Brasil e Argentina.

- Dá um gás a mais ter o apoio desse povo todo. Estou feliz de trazer alegria a esse povo todo - disse o Spider.

Sobre o patrocínio do Corinthians, ele declarou:

- Fiz teste para ser lateral, no futebol, mas não passei. Acabei na escolinha de boxe. É a realização de um sonho vestir essa camisa.

Mesmo ouvindo gritos de "Flamengo", Anderson sorriu e disse que vê isso como incentivo.

Anderson avaliou que uma derrota frente a Okami não apagará todo o trabalho que ele vem desenvolvendo no MMA.

- Vitória e derrota andam lado a lado. Espero que o MMA siga crescendo no Brasil, temos grandes atletas. Espero que nós consigamos manter essa hegemonia.

Adversário de Anderson Silva na principal luta do UFC Rio, neste sábado, na Arena da Barra, o japonês Yushin Okami disse ser uma "honra" enfrentar o brasileiro em seu país.

- É muito importante lutar com o Anderson no país dele. É uma honra. Se eu vencer, será questão de destino - afirmou Okami, antes do treino oficial, nesta quarta-feira, na praia de Copacabana.


- Concordo que não teve o final que eu queria. Me transformei desde então para ver o final dessa luta no Brasil.

Sobre sua estratégia de luta e o favoritismo de Anderson, Okami mostrou confiança.

- Sou lutador, não sei expressar en palavras como será. Vejam a luta no sábado pra saber. Muita gente diz que ele é o melhor peso por peso do mundo, mas isto não me importa. Vou vencer e ser campeão.

O UFC Rio, ou UFC 134, acontece no próximo sábado na Arena da Barra. O canal Combate transmite todas as lutas ao vivo a partir de 18h (horário de Brasília). A página do Combate transmite a entrevista coletiva (na quinta, às 13h), a pesagem dos lutadores (na sexta, às 16h), a pré-hora com comentaristas (no sábado, às 18h) e o card preliminar (no sábado, às 19h).

Fonte: SportTV

Cambistas vendem ingressos do UFC Rio a R$ 6 mil na Arena HSBC



Os fãs que não conseguiram ingresso para o UFC Rio ainda têm uma opção bastante exorbitante. Cambistas circulam livremente na frente da Arena HSBC, na Barra da Tijuca, e vendem entradas que chegam ao valor de R$ 6 mil para o evento do próximo sábado à noite.

Por este preço (quase quatro vezes mais caro do que o vendido pela organização), é possível adquirir bilhetes próximos do octógono e ainda contar com traslado do hotel incluso.

Os cambistas também comercializam ingressos de todos os outros setores a partir de R$ 1 mil (arquibancada). Há até mesmo disponibilidade para os camarotes, com comes e bebes no pacote, por R$ 5 mil.

Ao todo, a organização do UFC Rio realizou três vendas oficiais pela internet. A principal disponibilizou 14 mil entradas, que foram esgotadas em pouco mais de uma hora.

As duas seguintes ocorreram apenas por mudanças na estrutura do evento, e os ingressos acabaram em poucos minutos. Os valores variavam de R$ 275 (arquibancada) até R$ 1600 reais (octógono e cadeira premier).

Enquanto isso, a cidade se prepara para as lutas sem muito alarde. Ao contrário do que acontece na maioria dos ouros eventos, poucas faixas do UFC estão espalhadas pelo Rio de Janeiro.

O UFC Rio começa a partir das 19h deste sábado na Arena HSBC com o card preliminar transmitido pelo canal Combate. Já as lutas do card principal terão início às 22h com transmissão ao vivo da RedeTV.

Confira todas as lutas do UFC Rio:

Card principal:
Anderson Silva (BRA) x Yushin Okami (JAP)
Forrest Griffin (EUA) x Mauricio Shogun Rua (BRA)
Antonio Rodrigo Nogueira (BRA) x Brendan Schaub (EUA)
Edson Barboza (BRA) x Ross Pearson (ING)
Luiz Cane (BRA) x Stanislav Nedkov (BUL)

Card preliminar:
Spencer Fisher (EUA) x Thiago Tavares (BRA)
David Mitchell (EUA) x Paulo Thiago (BRA)
Erick Silva (BRA) x Luis Ramos (BRA)
Dan Miller (EUA) x Rousimar Palhares (BRA)
Felipe Arantes (BRA) x Yuri Alcantara (BRA)
Yves Jabouin (CAN) x Ian Loveland (EUA)
Raphael Assuncao (BRA) x Johnny Eduardo (BRA)

Fonte: IG

Cigano aposta em plano de Anderson para chocar o mundo e finalização de Minotauro

Os fãs de Anderson Silva podem esperar alguma novidade marcante de Anderson Silva no UFC 134, no Rio de Janeiro. Pelo menos essa é a previsão de Júnior Cigano. O lutador dos pesos pesados está fora do card, mas participou de um evento na capital fluminense e apostou alto no compatriota, além de depositar suas fichas em Rodrigo Minotauro.

“O Anderson é um estudioso de lutas, é um dos poucos que tenta colocar em prática a estratégia que estuda. Ele vem muito bem nos treinos e parece que está bolando alguma coisa. Acho que vai fazer alguma coisa para chocar de novo o mundo”, projetou ele durante evento na comunidade do Cantagalo.

Anderson Silva é o protagonista da luta principal do UFC 134, na noite deste sábado. Ele irá enfrentar o japonês Yushin Okami na defesa do cinturão dos médios.

Minotauro, por sua vez, é ex-campeão dos pesados e terá pela frente o norte-americano Brendan Schaub em outro combate muito esperado pelos fãs. O brasileiro se mostra recuperado de lesão.

“Para quem há quatro meses nem estava andando, o Minotauro está muito bem treinado e muito rápido. Acredito muito numa boa luta dele e até na possibilidade de conseguir uma finalização no primeiro round”, opinou Cigano.

Fonte: UOL

UFC Rio derruba apoio a competições nacionais




Principal torneio de vale--tudo ou MMA (artes marciais mistas), o UFC (Ultimate Fighting Championship), que no sábado faz sua primeira edição no Rio, já causa temor de monopólio em promotores de competições locais.

A Folha apurou que o UFC exige exclusividade para fechar com empresas interessadas em patrocinar seus eventos ou mesmo em terem as marcas expostas nos uniformes dos lutadores.Ou seja, quem tiver a marca associada ao UFC não poderá apoiar outros campeonatos de vale-tudo no país.

Além disso, UFC e Globosat, que detém direitos de transmissão na TV a cabo e no pay-per-view, discutem a realização de mais até 12 torneios pelo Brasil. A maioria deles de campeonatos "menores", chamados nos EUA de "UFC Fight Night".

Nas discussões, houve indicação de que eventos nacionais menores perderão espaço com essa nova atração.O presidente do UFC, o norte-americano Dana White, confirmou nesta semana, em teleconferência com a mídia nacional, que trabalha para levar o UFC a todas as cidades do Brasil. "Queremos chegar até o México", disse.



Em público, promotores de torneios nacionais dizem que o UFC não os prejudica. O comparam à Copa, ao argumentar que o Mundial-2014 não prejudicará o Brasileiro.

Mas a reportagem da Folha flagrou um deles, em evento que reuniu profissionais da área do vale-tudo, reclamando que nem adiantava ir falar com representante de empresa parceira do UFC, pois não conseguiria nada por conta da exclusividade.

O promotor, ao ser abordado pela reportagem, sob a condição de anonimidade e demonstrando nervosismo, reclamou da cláusula. Outros organizadores, que perderam parceiros para o UFC nos últimos dias, foram forçados a buscar outros apoiadores.

Em certos casos, esse dinheiro é a única renda dos promotores, já que a Globosat não paga para transmitir alguns eventos. Sua contrapartida é justamente a veiculação do torneio e das marcas dos patrocinadores na TV.

Para reforçar o temor de eventual monopólio, promotores citam a política expansionista do UFC, que comprou suas principais ligas rivais, o Pride e o Strikeforce.

Com a exceção de Rodrigo "Minotauro" Nogueira, os destaques nacionais do vale--tudo iniciaram a carreira em torneios no Brasil. José Aldo, campeão pena do UFC, e Anderson Silva, principal astro da firma, debutaram no país.

Procurado pela reportagem, por meio de sua assessoria de imprensa, o UFC não se pronunciou sobre o tema.

BRASIL JÁ SEDIOU EVENTO EM 1998

Embora muito mais divulgado e prestigiado, o evento do Rio não é o primeiro do UFC no Brasil.

Em 98, o ginásio da Portuguesa abrigou o UFC Brasil, quando a marca estava sob outra administração.

A luta de fundo foi a defesa do título dos médios: Frank Shamrock derrotou o desafiante John Lober.

Os destaques foram combates envolvendo brasileiros. Pedro Rizzo espancou o temido americano David Tank Abott, e Vitor Belfort demoliu Wanderlei Silva.


Fonte: UOL

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PERSONAL FIGHT




FAÇA O MESMO TREINAMENTO DOS GRANDES LUTADORES!

O “Personal Fight” visa treinar o aluno de acordo com a rotina de um grande lutador! Pular corda, exercícios com o peso do corpo (flexão de braço, abdominal), manopla de foco e aparador , treinamento de saco de pancada e técnica da luta, são alguns dos exercícios que tonificarão e definirão o seu corpo em poucos meses !

Duração da aula: 60 minutos.
Material necessário: luva de boxe e bandagem.
Gasto calórico: aproximadamente 700 Kcal.


RGM-Ricardo Gomes

Contato: (19) 9234-3354

(19)8157-6666



Banha conta que bullying o levou às lutas

Quem olha para o brasileiro Luiz Cane pode não entender o apelido nada sutil: Banha. Um lutador do UFC, é claro que o paulistano tem um físico exemplar, então, por que esta alcunha? Se você já ouviu falar em bullying, esta é a explicação. Mas o “drama” é coisa do passado deste ex-gordinho, que comprovou no octógono seu valor e terá mais uma chance de crescer no MMA no próximo dia 27, pelo UFC Rio.

Em muitos casos, o que hoje ficou famoso como bullying é aquela “brincadeira de mau gosto” da criançada. Com Cane, foi exatamente assim. “Esse apelido vem de quando eu tinha uns 8 anos. Eu era meio gordinho e a molecadinha da minha rua não perdoou”, lembra ele, hoje aos 30 anos, sendo seis como um profissional do MMA.

“É aquele negócio de apelido mesmo, né? Se a pessoa não gosta, aí é que pega. (risos) É claro que eu não gostava, mas pegou. Hoje não há problemas”, explica o paulistano, que acabou levando para o mundo das lutas a alcunha, porque um dos garotos de sua rua o acompanhou nas aulas de jiu-jítsu e espalhou aos novos amigos.

Sua entrada na “arte suave”, inclusive, foi relacionada a este “bullying”. Segundo ele, depois de apanhar um bocado de outros garotos, resolveu aprender jiu-jítsu e, depois disso, não parou mais de lutar, praticando muay thai e chegando ao MMA após ser sparring de Eduardo Pamplona.

“Foi só depois que comecei a treinar que deixei de ser gordinho”, lembra ele, deixando só no apelido o passado mais “fofo”.

Sem descanso: provando a reação no UFC

O lutador da categoria meio-pesado será um dos principais nomes do UFC Rio, com um espaço garantido entre as cinco lutas mais nobres na HSBC Arena. Ele enfrenta o búlgaro Stanislav Nedkov, tentando provar que tem potencial para encarar os maiores nomes de seu peso, como Maurício Shogun, Rashad Evans e Tito Ortiz, por exemplo.

Para isso, ele conta que não teve férias após seu último desafio no UFC. Ele vinha de duas derrotas seguidas quando venceu por nocaute Eliot Marshall, no UFC 128, em março. Na segunda-feira seguinte, retomou suas aulas de jiu-jítsu, e com isso começou a engatar a preparação para a edição carioca.

“Espero fazer uma grande luta e sair de lá com uma bela de uma vitória. Sei que vai ser uma luta dura, espero uma guerra, mas estou bem confiante, bem treinado e na melhor forma da minha vida física e tecnicamente”, afirma ele, que deixa em segredo os “planos A, B e C” para bater o rival búlgaro na HSBC Arena.

Em seu histórico no UFC, Banha estreou em um card que tinha nomes como Wanderlei Silva, estreando no evento, em sua edição 79. Apesar da derrota para James Irvin, ele somou dois triunfos seguidos em 2008 e 2009, ganhando a chance de enfrentar Rogério Minotouro no UFC 106.

“Aquela luta foi uma grande lição. O Rogério é um ícone do esporte, então fiquei honrado de enfrentá-lo. Mas infelizmente não foi meu dia. Eu perdi para um dos melhores, então tenho certeza de que isso não manchou meu currículo, só o engrandeceu”, diz ele, que em seguida foi derrotado por Cyrille Diabate, antes de se recuperar em seu confronto mais recente.

“Nossa categoria é complicada, provavelmente uma das melhores, se não a mais forte do UFC. Esse cinturão não tem parado na mão de ninguém e acho que ainda não tem ninguém que vá segurá-lo. Mas só penso em vencer o UFC Rio, a preocupação é ganhar, e ainda não penso no futuro”, concluiu o brasileiro.

O primeiro desafio, no entanto, será duro. O rival Nedkov fará sua estreia no UFC, mas tem um cartel perfeito como lutador de MMA. Desde 2006, o búlgaro realizou 11 combates e nunca perdeu, totalizando cinco nocautes e quatro finalizações.


Fonte: UOL Esporte

Zé Aldo acredita em nocautes de brasileiros no UFC Rio

O manauara de 25 anos entra no octógono apenas no dia 6 de outubro, quando defende o título contra o americano Kenny Florian. Manaus - Faltam cinco dias para o Ultimate Fighting Championship (UFC) que acontecerá no Rio de Janeiro. Os principais atletas já estão em terras cariocas desde o fim de semana, e durante estes dias que antecedem os combates, têm programação cheia para divulgar o maior evento de lutas do mundo. Em meio à agitação, o lutador amazonense José Aldo, campeão na categoria peso-pena, falou da expectativa geral ao Portal D24AM. Ele não vai fazer nenhuma luta, mas acredita que diante do sucesso do UFC Rio, protagonizar outro evento no País é questão de tempo.

O manauara de 25 anos entra no octógono apenas no dia 6 de outubro, quando defende o título contra o americano Kenny Florian. Mesmo assim, Aldo já é uma das principais estrelas do UFC. Escolhido como o melhor lutador da organização em 2010, ele participou de uma sessão de autógrafos na tarde de hoje no Barra Shopping e quarta-feira treina com os demais atletas na praia de Copacabana. ‘Zé Aldo’, como é chamado pelos amigos em Manaus, admite que está empolgado para o evento.

“Era o que todo mundo esperava há muitos anos. Muita gente me pergunta por que eu ao fui escolhido para lutar no UFC Rio, mas eu saberia que seria muito difícil duas lutas por cinturão na mesma noite. Essa não é minha preocupação. Sei que o Dana White (presidente do UFC) está surpreso com a repercussão do evento. Com certeza, a partir de agora teremos mais lutas nos Brasil e sei que se continuar bem vou ser escalado para lutar na minha terra”, contou Aldo, por telefone.

Lutas

Na opinião do manauara que começou a carreira no bairro do Alvorada, zona oeste de Manaus, todos os cinco brasileiros que fazem o card principal do UFC Rio têm condições de nocautear os adversários. De acordo com ele, as lutas foram muito bem casadas pela organização e o fato de Anderson Silva, Mauricio Shogun Rua, Antonio Rodrigo Nogueira, Edson Barboza e Luiz Cane estarem em casa, a pressão da torcida vai ser muito grande.

“É muito difícil falar sobre resultados. O que eu posso dizer é que todos os brasileiros vão entrar com gana. É muito empolgante lutar diante de sua torcida e acho que isso vai contagiar a todos. Espero que todos vençam os adversários e da melhor forma possível”, afirma Zé Aldo, que estará nas primeiras filas acompanhando os combates de perto.

Ainda analisando o card principal, o manauara crê que Forrest Griffin, um dos lutadores mais adorados em solo americano, vai fazer um combate duro com Maurício Shogun. Entretanto, o fato de o curitibano Shogun ter perdido a última luta para Jon Jones servirá como combustível para o brasileiro. “O Shogun vai nocautear o Griffin. Ele vem mordido porque perdeu a última luta. Vai para cima do americano e vai nocautear, tenho certeza”, diz.

Sobre a principal luta da noite, Aldo responde sem dúvidas que Anderson Silva sairá com uma bela vitória, mas adverte que o japonês Yushin Okami usará a estratégia da cautela para tentar uma surpresa. “Ele não vai querer entrar no raio de ação do Anderson. Deve querer cozinhar o combate e quando tiver a oportunidade irá nas pernas e levar para o chão. Mas o Anderson é muito técnico. Vai vencer a luta”, analisa o amazonense.

O UFC Rio acontece no próximo sábado, a partir das 19h, com transmissão do Canal Combate. A RedeTV! Também transmite as lutas, mas apenas a partir das 21h.

Fonte: D24am

Minotauro promete nocaute no retorno ao octógono, sábado, no UFC Rio

Antônio Rodrigo Nogueira vive dias de grande expectativa. Após 18 meses fora de combate, o lutador mundialmente conhecido como Minotauro volta ao octógono no próximo sábado, no UFC 134, no Rio de Janeiro, contra o norte-americano Brendan Schaub. Apesar do longo período de recuperação de três cirurgias, o brasileiro revela plena confiança.

“Em comparação a ele, sou mais talentoso, forte e completo. Ele está achando que vai me pegar em um momento em que não estou bem, mas mostrarei que posso vencer. Vou levar para o chão e finalizá-lo”, promete Minotauro.

Os planos do lutador brasileiro são ambiciosos. Afinal, ele enfrentará um rival mais jovem (Minotauro tem 35 e Schaub, 28 anos) e as três cirurgias dos últimos meses lhe exigiram muito da condição física. Primeiro, uma intervenção nos joelhos, no início de 2010. Depois, em dezembro do mesmo ano, uma artroscopia no quadril direito, técnica muito recente e de difícil recuperação, que fez Minotauro duvidar do retorno ao mundo das lutas.

Sentido fortes dores e com problemas crônicos de postura, Minotauro partiu para a terceira intervenção cirúrgica, novamente no quadril, sob os cuidados da fisioterapeuta Ângela Côrtes. O resultado foi positivo. Após três semanas, o lutador já andava sem auxílio de muletas. Em maio, a especialista o autorizou a lutar no UFC Rio.

Segundo a fisioterapeuta, o segredo da recuperação foi o laço de amizade e confiança desenvolvido entre a equipe médica e o lutador. Hoje, Minotauro é acompanhado em praticamente todas as as atividades, trabalha a prevenção de novas lesões e a correção de vícios de postura. “Vou pegar um garoto novo, forte, duro, que vem de várias vitórias consecutivas. Ele pediu para lutar comigo em um momento de fraqueza, em que não estou no meu melhor, depois de três cirurgias. Não é que não estou 100%, ele acha que não estou. Estou bem. Mas vou ter que me superar”, disse Minotauro.



Belfort reclama dos preços
Em passagem pelo Brasil para comentar o UFC 134, no próximo sábado, o lutador Vitor Belfort, que mora nos Estados Unidos com a família, revelou irritação com a carestia dos produtos e serviços nacionais. “Estou indignado com os preços de restaurantes no Brasil, principalmente em Belo Horizonte”, postou no Twitter.
Depois, após realizar comprar em um supermercado, as reclamações prosseguiram: “Pagar pela sacola plástica? Muito legal a sacola biodegradável, mas não acho justo cobrar por ela, pois já pagamos muitos impostos. Temos que lutar por nossos direitos”, esbravejou o lutador.

Saiba mais
Marca registrada
O famoso octógono é uma marca registrada do UFC, estreada na primeira edição. A ideia de Rorion Gracie, criador do evento, era impedir que os lutadores abandonassem o ringue, fugindo da luta. Atualmente, segundo as normas da modalidade, a jaula deve ficar a 1,2m do chão. As cercas têm 1,70m de altura e o ringue mede 9m de um extremo a outro.

Estatísticas e curiosidades
» O UFC Rio terá 12 combates. O octógono, palco das lutas, chegou à cidade pelo mar, há uma semana. A estrutura veio de Tilbury, na Inglaterra, e está avaliada m US$ 125 mil.

» O evento terá cerca de cinco toneladas em equipamentos de som e luz.
A montagem do espetáculo na HSBC Arena começa amanhã, três dias antes dos combates, com o auxílio de 600 profissionais.

» Cerca de 200 seguranças foram contratados para o evento, que contará ainda com um Juízado Especial Criminal (Jecrim), permitindo ações mais velozes em caso de problemas no local.



Lançamento de filme em 2012



No próximo ano, Minotauro planeja lançar o documentário sobre sua trajetória. Idolatrado por fãs de MMA nos Estados Unidos e no Japão, a produção é conduzida pelo diretor Fernando Serzedelo, que tem rodado o Brasil e outros países atrás de histórias sobre o lutador brasileiro.

“Ele é cativante, tem muito carisma. Nos EUA, dos organizadores aos adversários, todos gostam dele, que é uma referência para os lutadores brasileiros. No filme, teremos algumas personalidades falando sobre ele e um trecho de animação contando os episódios referentes à infância”, conta Serzedelo.

O documentário incluirá ainda imagens de arquivo das principais lutas de Minotauro no Pride e UFC, comentadas pelo próprio lutador, pelo irmão Rogério Minotouro e por Anderson Silva. Atualmente, o foco das filmagens está na preparação para o combate do próximo sábado, o primeiro do lutador no país. Mas ainda não é o desfecho da produção, que se estenderá até o primeiro semestre de 2012.


Fonte: Correio Braziliense

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dieta e exercícios físicos ajudam a controlar o colesterol

Fundamental para o bom funcionamento do organismo, o colesterol pode se tornar também um vilão para nossa saúde quando presente em excesso no corpo humano. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Estima-se que cerca de 40% da população brasileira e mundial tenha colesterol elevado, ou seja, acima de 200 mg/dL.

De acordo com o cardiologista Sidney Araújo Cunha, do Hospital do Coração do Brasil, “o colesterol é um tipo de gordura fundamental para nossa vida”. “Ele faz parte das células de nosso organismo, é importante para a fabricação dos hormônios e para a digestão através da bile. Possui função primordial desde que na quantidade certa”, completa Dr. Sidney.

O exame sanguíneo é a forma mais eficiente de avaliar se a quantidade de colesterol presente no organismo está dentro do referencial normal. Podemos determinar tanto o colesterol total quanto as frações colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

O cardiologista afirma ainda que a maior parte do colesterol é fabricada pelo nosso fígado e o colesterol ruim vem basicamente da gordura animal. “Carnes gordurosas, alimentos fritos e enlatados são ricos em colesterol LDL e, exatamente por isso, devem ser evitadas. Para aumentar o colesterol bom através da alimentação, uma boa opção é consumir muitas frutas, verduras, legumes e carnes pobres em gordura, como as brancas, peixes e aves”, pontua o especialista.

Independente de qual a taxa de colesterol da pessoa, o mais importante é ter um estilo de vida saudável: não fumar, manter a glicemia controlada e ter uma combinação de dieta balanceada e exercícios físicos, preferencialmente 150 minutos de exercícios aeróbicos semanais. Entre os mais indicados estão andar, correr, dançar, nadar entre outras atividades. “A atividade física baixa o colesterol total e o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, que é o que protege nosso corpo e, de certa, forma limpa as artérias”, detalha.

O médico explica ainda que “colesterol alto não tem sintomas”, daí a importância de realizarmos o exame de sangue. “Os sintomas surgem com as complicações decorrentes desse aumento, como infarto do miocárdio, AVC – acidente vascular cerebral (conhecido como derrame) e obstrução em qualquer artéria”, aponta.

Em alguns casos, no entanto, o aumento nos níveis de colesterol é decorrente de fatores genéticos. “Se a família inteira possui colesterol alto, possivelmente, outros membros também terão, sendo importante realizar exames com freqüência”, alerta. “A maioria do colesterol do nosso corpo é produzido pelo nosso próprio fígado. Por isso, encontramos pessoas que fazem atividade física regularmente, possuem uma dieta saudável e, ainda assim, tem colesterol alto. É porque o fígado tem uma produção exagerada de colesterol. São pessoas que precisam de um tratamento diferenciado”, completa Dr. Sidney.

Fonte: Grupo Santa Luzia

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Perda de Peso Eficaz

O primeiro passo a tomar para perder peso é direcionado imediatamente para a dieta, é reduzir o número de calorias em uma forma de restringir o consumo de energia pelo corpo.

Para ser eficaz, um sistema deve manter uma boa distribuição de calor entre as contribuições de lipídios, proteínas e carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Este equilíbrio garante que cada componente do seu poder manter sua função para a assimilação de nutrientes.

Quando você começar a fazer arranjos, que desestabiliza, num primeiro momento, o corpo vai tentar por todos os meios manter os seus hábitos.

O corpo reage com todos os tipos de métodos, como retenção de líquidos, perda de massa muscular, dores de cabeça, aumento do apetite. Portanto, é essencial ter uma boa alimentação equilibrada, sem falhas e sem mudanças radicais nos hábitos alimentares.

Geralmente preferível mudar gradualmente os hábitos alimentares, melhorando-os, em vez de movê-lo de um dia para outro em um regime draconiano e limitadas no tempo.

Perder água e músculo não diminui a massa gorda e causa o efeito oposto, forçando o corpo a tomar medidas extremas para evitar uma nova mudança nutricional.

As necessidades calóricas diárias são destinadas a operar o corpo humano: músculos, órgãos e todas as funções vitais do corpo. Imaginando que você gasta muito tempo na cama, sem qualquer atividade física, o corpo precisa de um mínimo de calorias para manter os activos de diferentes órgãos e funções vitais, é por causa de “diário necessidades calóricas do metabolismo basal.”

Se você decidir sair da cama e caminhar ao redor, seu corpo precisa de calorias extras, a fim de assegurar esta actividade. Ao contrário do que o carro, o corpo humano utiliza constantemente “combustível”, mesmo se houver alguma atividade física.

Quando você consome uma refeição (mesmo equilíbrio), seu corpo é uma série de reservas (cerca de 10%), de modo a antecipar outras necessidades excepcionais. Não se esqueça que a função primária do órgão é garantir a sua sobrevivência e proteção. As reservas, assim constituídos, são armazenadas como gordura.

Fonte:Teu Corpo

Exercício físico combate efeitos do HIV

A prática de exercícios físicos se transformou em aliado para combater a alteração da massa corporal em pessoas com o vírus HIV. A lipodistrofia é um dos efeitos causados pela medicação, que provoca aumento ou perda de gordura nas regiões do abdômen, entre os ombros, em volta do pescoço, nos braços, pernas, nádegas e rosto.

Pensando nisso, a Prefeitura de São Bernardo criou, em agosto do ano passado, uma academia destinada ao atendimento destes pacientes junto à rede municipal de Saúde. Em menos de um ano já colhe bons resultados.

"Observamos perda de gordura e ganho de musculatura. Os alunos também apresentam melhor equilíbrio e coordenação", explica a fisioterapeuta Regina Célia Cuattrin.

"Cada aluno tem um programa específico voltado para suas necessidades. Todos os equipamentos e exercícios usados são os mesmos das academias convencionais. Além disso, tem a troca de experiência com outras pessoas que vivem situações parecidas, o que melhora a autoestima", ressalta.

Até cinco pessoas participam das atividades em cada horário. Atualmente, são 68 pacientes, entre 18 e 75 anos, que frequentam as aulas duas vezes por semana. A academia está localizada na Clínica Municipal de Especialidades Médicas (Avenida Armando Ítalo Setti, 402, 3° andar, Baeta Neves), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Regina conta que os alunos são disciplinados, dificilmente faltam. Um dos participantes é o aposentado José Carlos Alberto, 49 anos, que há uma década descobriu o vírus.
"Além de apresentar um bom resultado, Alberto se tornou mais comunicativo e sempre está com um sorriso no rosto", avalia Regina.
O aposentado admite que a convivência com outras pessoas ajuda a superar os limites.

Ele revela que sempre recebeu apoio da família. "Tive câncer de intestino, passei por quimioterapia e nunca desisti."

Preocupado com a saúde e com a estética, Alberto já fez dez preenchimentos no rosto por ter perdido gordura e agora encara duas horas por semana os exercícios para fortalecer os músculos do corpo.

Fonoaudióloga e coordenadora do Ambulatório de Lipodistrofia do Programa de Aids, Karina Viviani de Oliveira Pessoa explica que as causas das alterações no corpo ainda são desconhecidas. "Não tem nada comprovado. Nem todos passam por isso, mas observamos que é mais comum entre homens brancos com mais de 40 anos", afirma.

Para a psicóloga da Pontifica Universidade Católica de São Paulo Edna Peters Kahhale, os benefícios da atividade física vão além dos resultados do corpo. "A autoestima melhora, previne a depressão, diminui os efeitos da medicação e ainda previne doenças cardíacas e respiratórias."



AVALIAÇÃO

Antes de iniciar os exercícios é preciso fazer avaliação física e cardiovascular. Se o paciente estiver apto, passa então por programa de exercícios com orientação de fisioterapeuta e nutricionista.

"As atividades ocorrem duas vezes na semana com uma hora de duração cada. Depois de quatro meses, fazemos avaliação para ver se a meta foi atingida ou se é preciso mudar", ressalta Karina.

A fonoaudióloga diz que a demanda não é maior porque muitos que fazem tratamento não moram em São Bernardo e trabalham o dia todo. "Como atendemos toda a região e nem sempre os horários são compatíveis, passamos exercícios que podem ser feitos em casa."

Atividade ajuda pacientes com hepatite

Exercícios físicos também são aconselhados pelos especialistas para quem tem hepatite - inflamação no fígado. Além de melhorar a musculatura, ajuda a combater a fadiga e o cansaço.

A aposentada de São Bernardo Maria Aparecida Duarte Barbosa, 61 anos, descobriu há 11 anos que tinha hepatite C. "Foi um baque quando descobri, porque não sentia nada e foi ao fazer exames a pedido do ortopedista que descobri. Mas sei que não vou morrer com a doença e não por conta dela."

Há sete meses Maria frequenta a academia. "Estava com dores no corpo e problemas ortopédicos. Agora tenho mais energia, a musculatura está fortalecida", explica a aposentada, que diz ter a doença estabilizada. "Sinto que ainda há o preconceito. Não tenho vergonha de falar, sempre que vou ao podólogo, dentista."

A dona de casa de São Bernardo Juara Maria Estavori de Melo, 54, descobriu no Japão que sofria do mal. "Fiz tratamento lá e percebi que as pessoas não sabiam muito e havia discriminação. Por isso, resolvi voltar para o Brasil", afirma Juara, que está desde o ano passado no município sendo atendida pela rede pública e há cinco meses na academia. "Antes tinha fadiga e sempre estava cansada. Hoje tenho mais fôlego e a resistência melhorou."

Enfermeira de saúde pública pelo programa de hepatite da Clínica Municipal de Especialidades Médicas, Ana Maria Sotirios Michas ressalta que o número de casos tem aumentado, mas que por ser doença silenciosa, nem todos os casos são identificados.

Ela revela que até o dia 15 de maio 225 pessoas foram diagnosticadas, sendo que no mesmo período de 2010 foram 160. "A tendência é aumentar. Em média, recebemos 40 pacientes por mês."

Ana explica as principais diferenças dos três tipos de hepatite. "A hepatite A tem 99,9% chance de cura, enquanto na do tipo B a chance é de 70% com a vacina e a medicação injetável. Já na C a chance é de 50% com a medicação", afirma a enfermeira.

"Cerca de 50% das pessoas que usam medicamento apresentam bom resultado e zeram a carga viral. Enquanto que alguns casos diminuem e outros continuam do mesmo jeito. Por isso é muito importante que o paciente sempre realize exames para o controle da doença."


Fonte: Portal Cofen

Exercícios físicos no inverno podem dar resultados rápidos

É comum que no inverno a frequência dos frequentadores de academia diminua. No entanto, professores de educação física lembram que é importante manter as atividades físicas nesse período do ano, quando os resultados podem vir até mais rápido do que verão.

“O resultado ideal vai chegar mais rápido, porque você gasta mais energia. Você tem o metabolismo ativado, e esse metabolismo vai fazer com que você gaste aquele alimento que você comeu, você ingeriu, muito mais rápido”, explicou o professor de educação física, Emerson Ximenes. Ele explica que nessa época a energia é mais bem aproveitada.

No entanto, não é essa a tendência dos frequentadores de academia. Segundo o professor Marçal da Silva , o movimento nas academias só aumenta após o fim do inverno. “... dois meses antes de começar o verão os alunos vêm pedindo para emagrecer 10, 20 kg (...). Então o bom seria continuar no inverno mesmo e não parar”, orienta.


Fonte: G1

Exercícios físicos diários e menos televisão para viver mais tempo

Fazer exercícios 15 minutos por dia aumenta a expectativa de vida em três anos, enquanto assistir televisão por seis horas diárias pode, ao contrário, reduzir a expectativa de vida em cinco anos, segundo dois estudos publicados terça-feira.

Os riscos de uma vida sedentária não são novidade, mas esses dois recentes estudos realizados em Taiwan e na Austrália com voluntários e publicados por duas revistas de medicina britânica, The Lancet e o British Journal of Sports Medicine, detalham os riscos.

Em Taiwan, 400.000 voluntários foram colocados sob vigilância médica completa nos grupos "pouco ou nada ativos", "mais ou menos ativos", "ativos" e "muito ativos".

As equipes do Instituto Nacional de pesquisas médicas de Taiwan e da Universidade Nacional dos Esportes de Taiwan, após a observação, compararam as pessoas que praticavam exercícios com aquelas que se abstinham completamente.

Resultado: as pessoas que fazem exercícios físicos pelo menos 15 minutos por dia reduzem o risco de morte em geral em 14% e de desenvolver algum câncer 10%, e aumentam em média a expectativa de vida em três anos. Esses benefícios valem tanto para homens quanto para mulheres de todas as idades, bem como para pessoas que possuem riscos de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, as pessoas que não praticam exercícios físicos têm seu risco de morte aumentado em 17%, comparado aos grupos que praticam exercícios.

Um outro estudo foi realizado paralelamente na Universidade de Queensland na Austrália utilizando doações recolhidas entre 1999-2000 junto a 11.000 adultos a partir de 25 anos.

Fonte:AFP

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Especialistas recomendam exercício físico a pacientes com hérnia de disco

Quem sofre com hérnia de disco não apenas pode, mas deve praticar exercício físicos, recomendam especialistas. O fisioterapeuta Helder Montenegro sugere a essas pessoas que se matriculem em academias. Montenegro explica que o exercício compensa a fraqueza muscular típica dos pacientes com hérnia de disco.

"É comprovado que esses músculos profundos (de pessoas que sofrem com hérnia de disco) estão atrofiados. Então não tem milagre, tratamento nem cirurgia que cure essa atrofia muscular. o que resolve essa fraqueza muscular que provoca a dor é o exercício", diz Motenegro.

O economista Miguel Logullo, que tem hérnia de disco há 11 anos, conta que melhorou a qualidade de vida após iniciar os exercícios. "Hoje me sinto bem melhor. Trabalho, malho, ando de bicicleta... tenho uma vida normal", diz Logullo.

O educador físico Rossman Cavalcante diz que paciente com hérnia de disco que pratrica exercício diariamente sofre menos com as dores da patologia. "(O exercício) prepara para que o risco de novas crises seja reduzido, que essas crises venham como uma magnitude menor e que o paciente passe menos dias impedido de operar suas atividades físicas do dia a dia."

Os médicos recomendam uma consulta antes de iniciar atividades físicas para saber os cuidados necessários. Durante os exercícios, é importante ser acompanhado de perto por um educador físico, manter a postura correta, e respeitar os limites do corpo, que varia para cada praticante.

A hérnia de disco é causada pelo desgaste dos discos das vértebras da coluna, causando dor principalmente nas regiões lombar e cervical, as áreas mais expostas a movimentos repetitivos e suportam mais peso do corpo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de brasileiros sofrem com essa patologia.

Fonte: G1

Atividade física pode prevenir volta de câncer

A atividade física é uma grande aliada de pacientes com câncer. De acordo com uma revisão de 60 estudos da entidade Macmillan Cancer Support, do Reino Unido, ela pode ajudar no tratamento e ainda prevenir o retorno de alguns tipos da doença.
Manter-se ativo durante a fase de cuidados tem efeitos positivos sobre o humor e o bem-estar. No fim do tratamento, os exercícios podem reduzir o impacto de efeitos colaterais, como fadiga, depressão e osteoporose.

Mulheres com câncer de mama que se exercitam por 150 minutos ao longo da semana em intensidade moderada têm risco 40% menor de morrer ou de sofrer novamente com a patologia em comparação com as que suam a camisa por menos de uma hora por semana. Segundo o jornal Daily Mail, atividade moderada inclui caminhada rápida, limpeza pesada da casa (lavar janelas, limpar e esfregar), ciclismo e badminton.

A chance de recorrência e morte em pacientes com câncer de intestino pode ser reduzido cerca de 50% com quantidade significativa de atividade física. A possibilidade de morte por câncer de próstata chega a diminuir em 30%, como informou o site da entidade.

Fonte: Terra Saúde

Consumo de bebidas sem adição de açúcar pode provocar aumento abdominal


A Sociedade Médica Americana tem más notícias para quem tenta manter uma dieta equilibrada tomando bebidas sem adição de açúcar. Segundo um estudo observacional apresentado na conferência anual da Associação Americana de Diabetes, pessoas que ingerem bebidas diet a longo prazo podem ter um aumento de até 70% na circunferência abdominal.

O resultado da pesquisa foi surpreendente. Do número total de indivíduos que bebeu diariamente refrigerante com adoçantes artificiais durante o estudo, todos tiveram um aumento significativo na medida da cintura, parte responsável pelo acúmulo da gordura visceral no corpo. Indivíduos que ingeriram essas bebidas duas vezes ou mais por dia chegaram a ter um acréscimo de quase 5cm no abdômen, quando comparados aos que ingeriram bebidas “regulares”.

Uma das teorias dos pesquisadores para esse crescimento é que os adoçantes artificiais até podem tentar substituir o açúcar, mas, diferentemente da ação do produto tradicional, que contribui para a sensação de saciedade, eles interrompem esse mecanismo e terminam por estimular a ingestão de maiores quantidades.

Fonte: Correio Braziliense

Sedentarismo é uma das principais causas da impotência sexual

A impotência sexual está muito relacionada à falta de atividade física, assim como a idade, as enfermidades cardiovasculares e a diabetes. O uso de drogas, incluindo o cigarro, o excesso de peso e consumo de bebidas alcoólicas, também interferirem diretamente no desempenho sexual.

Todas essas afirmações são confirmadas por pesquisas recentes que atestam categoricamente: além dos fatores psicológicos, a falta de bons hábitos de manutenção da saúde está diretamente ligada à disfunção erétil.

Uma dessas pesquisas, realizada pela Escola de Medicina John Hopkins, nos Estados Unidos, verificou que a maior parte dos homens participantes que foram afetados pela impotência não havia feito atividades físicas intensas no mês anterior ao estudo. A pesquisa levou em consideração dados sobre a saúde e nutrição de uma amostra de 2.126homens entrevistados.

Conclusão do estudo: quase a metade dos homens sexualmente impotentes é diabética e mais de 90% apresenta ao menos um fator de risco de enfermidades cardiovasculares.
Fonte: Saúde Plena

Fazer ginástica ajuda a largar o vício do cigarro

O levantamento de peso pode fazer mais do que apenas construir músculos. Pesquisadores afirmam que o exercício pode também ajudar os fumantes a largar o vício, segundo uma reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail.

A equipe do Hospital Miriam, em Rhode Island, nos Estados Unidos, descobriu que homens e mulheres são duas vezes mais propensos a parar de fumar caso eles façam treinamentos regulares de resistência.

Baseado em estudos anteriores, a pesquisa concluiu que o exercício aeróbico pode reduzir a ansiedade pelo cigarro, assim como controle de ganho de peso após largar o hábito.

Em seu estudo piloto, relatados na revista Nicotine & Tobacco Research, a equipe selecionou 25 homens e mulheres fumantes com idade entre 18 e 65 anos que relataram fumar pelo menos cinco cigarros por dia durante um ano.

O grupo foi envolvido em duas sessões de 60 minutos de treino por semana durante 12 semanas. No final do projeto, 16% dos fumantes no grupo de treinamento de resistência não só pararam de fumar, mas também diminuíram seu peso e gordura corporal.Em comparação, 8% dos indivíduos do grupo de controle pararam de fumar e perceberam um aumento em seu peso corporal e gordura.

Fonte: R7 saúde

Expectativa de vida pode aumentar 3 anos com 15 minutos diários de exercício

Uma pesquisa, publicada na internet pela revista The Lancet, contou com mais de 400.000 participantes que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008. Sua finalidade era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.

A conclusão dos autores foi que se os indivíduos sedentários praticassem um pouco de atividade física diariamente "diminuiria uma de cada seis mortes". A pesquisa foi liderada pelos médicos Chi-Pang Wen, do Instituto Nacional de Pesquisa da Saúde de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da Universidade Nacional do Esporte de Taiwan.

E por cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte reduziu 4% e o de morrer de um câncer 1%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares.

Fonte: Estadão

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Exercício físico pode substituir insulina em casos de diabetes

Doença bastante comum entre públicos de diferentes idades, a Diabetes pode ser perigosa quando não controlada e tratada. Embora a vida do diabético tenha ficado bem mais simples com a evolução dos tratamentos e o surgimento de novas tecnologias, nem todo mundo sabe que uma atitude simples, a de fazer exercícios regularmente, pode fazer toda a diferença no tratamento da diabetes Tipo 2 – que tem relação com a obesidade e o sedentarismo.

Segundo Rosane Kupfer, membro do departamento de diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em casos de Diabetes Tipo 2 o exercício físico, em conjunto com uma dieta controlada, é um grande aliado no tratamento dos sintomas, muitas vezes substituindo a aplicação de insulina.

“Pessoas com excesso de peso muitas vezes são obrigadas a aplicar insulina porque a obesidade impede que a substância, que é produzida pelo próprio corpo, seja levada para dentro das células. Com a realização de exercícios e dieta, às vezes é possível reduzir e até mesmo retirar a insulina em alguns casos”, explica Rosane.

Essa opinião é compartilhada pelo personal trainner Ricardo Machado Gomes. Ele aconselha caminhadas diárias aos diabéticos que buscam reduzir ou mesmo ficarem isentos da aplicação. “Os exercícios aeróbicos são as mais indicadas para aqueles que sofrem de diabetes. A insulina serve para transportar a glicose para dentro das células. Quando o indivíduo pratica o exercício físico e tem esse déficit, o corpo usa outro mecanismo para realizar o caminho, substituindo a insulina e, consequentemente, diminuindo a necessidade de aplicar a droga”, conclui.

A Diabete é uma disfunção no metabolismo da glicose que provoca a deficiência da produção e/ou ação da insulina presente no sangue, causando sintomas graves e complicações crônicas.

Além da aplicação da insulina existem outras formas de conter o mal, que se não for tratado pode levar á perda parte dos pés e mãos, cegueira e outros.

Além do Tipo 2, que é a mais comum dos tempos modernos, existem outros tipos de diabetes como a gestacional, que ocorre durante o período de gravidez, e a Tipo 1, que acontece quando o organismo identifica as células beta, produtoras de insulina, como um corpo estranho e as destrói.

Fonte: Helplink

Atividade física à noite melhora qualidade do sono

A vida moderna trouxe à sociedade muitos benefícios, mas também dificuldades como a falta de tempo, o sedentarismo, a má alimentação e tantas outras que acabam resultando nos problemas de saúde da atualidade.

E para aqueles que, apesar da falta de tempo e da correria diária, se esforçam para manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, a maioria das academias oferecem modalidades noturnas que se encaixam no horário apertado da vida atual. Mas praticar exercícios à noite faz bem?

De acordo com Ricardo Gomes Machado, professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício, a prática noturna apresenta pontos favoráveis. “O corpo no período noturno está aquecido e em estado de alerta, por isso a possibilidade de lesões é reduzida”, explica Machado.

Apesar de alguns esportistas reclamarem da falta de sono após a atividade física, resultado da agitação provocada pela mesma, o importante é respeitar o relógio biológico de cada um.“Para pessoas que tem dificuldade em ter uma boa noite de sono, aconselho darem mais ênfase a exercícios de força como a musculação e menos os de resistência, como o ciclismo”, alerta Gomes.

Independentemente do horário escolhido para realizar a atividade física, o importante é tê-la como parte da rotina para evitar as doenças crônico-degenerativas (como complicações cardiovasculares, hipertensão, diabetes, doenças do aparelho locomotor e também o câncer).

Fonte: HelpLink