Antônio Rodrigo Nogueira vive dias de grande expectativa. Após 18 meses fora de combate, o lutador mundialmente conhecido como Minotauro volta ao octógono no próximo sábado, no UFC 134, no Rio de Janeiro, contra o norte-americano Brendan Schaub. Apesar do longo período de recuperação de três cirurgias, o brasileiro revela plena confiança.
“Em comparação a ele, sou mais talentoso, forte e completo. Ele está achando que vai me pegar em um momento em que não estou bem, mas mostrarei que posso vencer. Vou levar para o chão e finalizá-lo”, promete Minotauro.
Os planos do lutador brasileiro são ambiciosos. Afinal, ele enfrentará um rival mais jovem (Minotauro tem 35 e Schaub, 28 anos) e as três cirurgias dos últimos meses lhe exigiram muito da condição física. Primeiro, uma intervenção nos joelhos, no início de 2010. Depois, em dezembro do mesmo ano, uma artroscopia no quadril direito, técnica muito recente e de difícil recuperação, que fez Minotauro duvidar do retorno ao mundo das lutas.
Sentido fortes dores e com problemas crônicos de postura, Minotauro partiu para a terceira intervenção cirúrgica, novamente no quadril, sob os cuidados da fisioterapeuta Ângela Côrtes. O resultado foi positivo. Após três semanas, o lutador já andava sem auxílio de muletas. Em maio, a especialista o autorizou a lutar no UFC Rio.
Segundo a fisioterapeuta, o segredo da recuperação foi o laço de amizade e confiança desenvolvido entre a equipe médica e o lutador. Hoje, Minotauro é acompanhado em praticamente todas as as atividades, trabalha a prevenção de novas lesões e a correção de vícios de postura. “Vou pegar um garoto novo, forte, duro, que vem de várias vitórias consecutivas. Ele pediu para lutar comigo em um momento de fraqueza, em que não estou no meu melhor, depois de três cirurgias. Não é que não estou 100%, ele acha que não estou. Estou bem. Mas vou ter que me superar”, disse Minotauro.
Belfort reclama dos preços
Em passagem pelo Brasil para comentar o UFC 134, no próximo sábado, o lutador Vitor Belfort, que mora nos Estados Unidos com a família, revelou irritação com a carestia dos produtos e serviços nacionais. “Estou indignado com os preços de restaurantes no Brasil, principalmente em Belo Horizonte”, postou no Twitter.
Depois, após realizar comprar em um supermercado, as reclamações prosseguiram: “Pagar pela sacola plástica? Muito legal a sacola biodegradável, mas não acho justo cobrar por ela, pois já pagamos muitos impostos. Temos que lutar por nossos direitos”, esbravejou o lutador.
Saiba mais
Marca registrada
O famoso octógono é uma marca registrada do UFC, estreada na primeira edição. A ideia de Rorion Gracie, criador do evento, era impedir que os lutadores abandonassem o ringue, fugindo da luta. Atualmente, segundo as normas da modalidade, a jaula deve ficar a 1,2m do chão. As cercas têm 1,70m de altura e o ringue mede 9m de um extremo a outro.
Estatísticas e curiosidades
» O UFC Rio terá 12 combates. O octógono, palco das lutas, chegou à cidade pelo mar, há uma semana. A estrutura veio de Tilbury, na Inglaterra, e está avaliada m US$ 125 mil.
» O evento terá cerca de cinco toneladas em equipamentos de som e luz.
A montagem do espetáculo na HSBC Arena começa amanhã, três dias antes dos combates, com o auxílio de 600 profissionais.
» Cerca de 200 seguranças foram contratados para o evento, que contará ainda com um Juízado Especial Criminal (Jecrim), permitindo ações mais velozes em caso de problemas no local.
Lançamento de filme em 2012
No próximo ano, Minotauro planeja lançar o documentário sobre sua trajetória. Idolatrado por fãs de MMA nos Estados Unidos e no Japão, a produção é conduzida pelo diretor Fernando Serzedelo, que tem rodado o Brasil e outros países atrás de histórias sobre o lutador brasileiro.
“Ele é cativante, tem muito carisma. Nos EUA, dos organizadores aos adversários, todos gostam dele, que é uma referência para os lutadores brasileiros. No filme, teremos algumas personalidades falando sobre ele e um trecho de animação contando os episódios referentes à infância”, conta Serzedelo.
O documentário incluirá ainda imagens de arquivo das principais lutas de Minotauro no Pride e UFC, comentadas pelo próprio lutador, pelo irmão Rogério Minotouro e por Anderson Silva. Atualmente, o foco das filmagens está na preparação para o combate do próximo sábado, o primeiro do lutador no país. Mas ainda não é o desfecho da produção, que se estenderá até o primeiro semestre de 2012.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário