Frequentar a academia seis vezes por semana e no dia de folga sair para dar uma corridinha pode parecer saudável, mas não é bem assim. Tal comportamento pode ser uma doença chamada “Vigorexia”.
Vigorexia ou Overtraining é um distúrbio psicológico que causa dependência ao exercício físico. O praticante não se importa com eventuais contra-indicações médicas ou conseqüências maléficas das constantes repetições e se expõe ao perigo de sofrer problemas como fadiga, fraturas, falhas nutricionais, entre outros.
Isso acontece porque os exercícios liberam endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar. A atividade física em algumas pessoas pode causar uma satisfação pessoal muito superior e deixá-las eufóricas ao término, causando assim um vício por essa sensação.
Segundo Ricardo Munir Nahas, médico especializado em medicina esportiva, o transtorno pode ser observado a partir do momento que o indivíduo se sente irritado ou mal humorado nos dias que não consegue realizar o exercício físico e mesmo doente vai à academia. A queda de rendimento nos treinos, devido à fadiga, também é um sinal preocupante.
“Com o baixo rendimento, o atleta costuma intensificar os treinos, gerando problemas físicos como tendinites e fraturas. Em alguns casos, nem assim abandonam ou se readaptam ao exercício, indo contra até mesmo às recomendações médicas”, alerta Nahas.
A área médica aconselha que exercícios físicos sejam feitos pelo menos três vezes por semana para evitar uma vida considerada sedentária, manter a saúde em dia e o bem-estar físico e mental, mas até algo saudável deve ser realizado com parcimônia. “Tudo na vida deve ter um equilíbrio, inclusive a prática do exercício físico que deve ser realizado com bom senso e acompanhamento profissional”, conclui.
Fonte: Helplink
Nenhum comentário:
Postar um comentário