A vida moderna trouxe à sociedade muitos benefícios, mas também dificuldades como a falta de tempo, o sedentarismo, a má alimentação e tantas outras que acabam resultando nos problemas de saúde da atualidade.
E para aqueles que, apesar da falta de tempo e da correria diária, se esforçam para manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos, a maioria das academias oferecem modalidades noturnas que se encaixam no horário apertado da vida atual. Mas praticar exercícios à noite faz bem?
De acordo com Ricardo Gomes Machado, professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício, a prática noturna apresenta pontos favoráveis. “O corpo no período noturno está aquecido e em estado de alerta, por isso a possibilidade de lesões é reduzida”, explica Machado.
Apesar de alguns esportistas reclamarem da falta de sono após a atividade física, resultado da agitação provocada pela mesma, o importante é respeitar o relógio biológico de cada um.“Para pessoas que tem dificuldade em ter uma boa noite de sono, aconselho darem mais ênfase a exercícios de força como a musculação e menos os de resistência, como o ciclismo”, alerta Gomes.
Independentemente do horário escolhido para realizar a atividade física, o importante é tê-la como parte da rotina para evitar as doenças crônico-degenerativas (como complicações cardiovasculares, hipertensão, diabetes, doenças do aparelho locomotor e também o câncer).
Fonte: HelpLink
Nenhum comentário:
Postar um comentário