terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cuidados: Exercício Físico X Baixa Umidade do Ar

Este mês para quem pratica atividade física, tem sido difícil não desanimar. A baixa umidade do ar provoca sensações, como a secura na boca, cansaço entre outras que acabam desestimulando a prática de exercícios. Mas calma, não precisa desistir! Alguns cuidados farão com que você continue ativo nesse período de baixa umidade.

A umidade relativa do ar é um fenomeno típico de primavera. O Sudeste e o Centro-Oeste são caracterizados por invernos secos e início de primavera quentes e secos também.




Esta mudança na umidade do ar prejudica todo o aparelho respiratório, por isso quem apresenta algum tipo de doença respiratória deve seguir todas as recomendações e cuidados ao fazer exercício físico nesses meses com poucas chuvas e tempo seco.

O ideal nesse período é praticar exercícios vestindo roupas claras e de tecidos leves, hidratar-se constantemente, evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas e praticar atividade física principalmente num período de 06 às 10 horas da manhã e após as 18 horas. Já para os atletas de alto rendimentos os cuidados devem ser ainda maiores; como a ingestão maior de vitamina C, pois há um aumento das secreções e quem apresenta tendência à asma ou bronquite pode desencander um processo dessas doenças ou um processo alérgico. Outra dica é buscar sempre manter a mucosa da boca hidratada, molhando os lábios com um pano úmido ou com água.

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR EM ATIVIDADES FÍSICAS

■Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
■Sangramento pelo nariz;
■Ressecamento da pele;
■Irritação dos olhos;
■Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
■Dor de cabeça;
■Ardência na garganta;
■Garganta seca;
■Mal estar e ansia de vomito;
■Cansaço excessivo

Fonte: Saúde e Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário