quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Exercícios físicos reduzem o aparecimento de varizes

Muito se fala sobre atividades físicas e o aparecimento de problemas circulatórios, especificamente as varizes. Fatores como levar uma vida sedentária, alimentação inadequada, problemas genéticos, gravidez, viagens muito longas, anticoncepcionais, na musculação podem ocorrer casos, treino muito intenso e praticado de forma incorreta isso também inclui a respiração.

Uma respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não “soltam” o ar durante a contração abdominal. Deste modo, o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso somado aos outros fatores gera como principal conseqüência as varizes. O que é certo é que mesmo fazendo muito exercício, não se previne o aparecimento de varizes, mas reduz os riscos e o surgimento é mais lento.

Em todo o caso, para quem sofre deste tipo de problemas, com certeza que já ouviu dizer que é possível remover as varizes com cirurgia só que é algo arriscado. Novamente, isso não é verdade. Existem cirurgias que removem estas varizes rapidamente sem qualquer tipo de problema. Este tipo de cirurgia é aconselhável a quem pratica atividades físicas, não só pelo aspecto das mesmas como também ao retirar as varizes, a sua corrente sanguínea irá fluir sem grandes dificuldades, ajudando assim em qualquer tipo de esforço físico que exerça.

O que já foi provado é que as mulheres têm mais tendência em terem varizes do que os homens, inclusive após a gravidez devido à alteração hormonal. Por isso é que é importante não deixar de fazer exercício físico durante a gravidez. A eliminação de varizes apenas é feita de forma cirúrgica, não existem pomadas que removam varizes. Uma pessoa com varizes é o primeiro passo para ser vítima de uma trombose, pelo que é necessário ter muito cuidado caso se sinta mal. É importante este tratamento não só pelo aspecto, como também pela condição física, para que continue saudável e consiga dar o seu máximo durante os treinos de musculação.

Fonte: Mato Grosso Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário