terça-feira, 13 de setembro de 2011

Exercícios físicos no combate a dor de cabeça e enxaqueca


As universidades federais de Santa Catarina e São Paulo divulgaram recentemente uma pesquisa que relaciona a incidência de dores de cabeça entre os brasileiros e os seus hábitos. A pesquisa foi realizada com 3.848 pessoas em todo o Brasil, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 79 anos. O resultado: aqueles que não praticavam nenhum exercício físico apresentaram 43% mais enxaqueca e 100% mais cefaléia crônica com crises diárias, do que os demais.

Esta pesquisa prova o que muita gente já sentiu na própria pele. Quem já frequentou academia ou praticou algum esporte por algum tempo deve ter notado que ao interromper estas atividades sente mais dores pelo corpo e cansaço. No início, não notamos, e talvez você ainda não tenha notado. Mas, faça um balanço dos últimos meses e tente recordar quantas vezes já reclamou de dor nas costas, cabeça, joelhos. Agora, lembra do tempo em que você tinha uma vida mais ativa? Fora aquela dorzinha muscular, havia tanta reclamação assim?

A explicação científica para isto está em seus neurônios. Os exercícios aumentam a produção de substâncias capazes de aliviar as dores e que proporcionam o bem estar. Além disso, atividade física melhora a circulação sanguínea, provocando o aumento da oxigenação cerebral. Que maravilha, não?

Para quem sofre com as dores de cabeça, os exercícios mais indicados são aeróbicos, como a caminhada, a natação e a corrida de baixo impacto. Se o seu objetivo for apenas sair do sedentarismo, pratique ao menos 30 minutos diários, três vezes por semana. Se quiser aliar uma vida mais saudável a perda de peso, então precisará aumentar um pouquinho a carga de exercício conforme seus objetivos. O ideal é procurar um médico ou uma academia para fazer uma avaliação física. Só não vale ficar parado!


Fonte: Ser Vitali

Nenhum comentário:

Postar um comentário