quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Treinamento funcional é baseado nos movimentos diários do indivíduo


De tempos em tempos surgem novas modalidades que exercitam, condicionam e tonificam o corpo. São exercícios específicos que visam se enquadrar nas necessidades de cada indivíduo, trabalhar suas carências e desenvolver habilidades necessárias para um dia a dia mais saudável.

Um tipo de exercício que vem conquistando espaço nas diferentes faixas etárias, principalmente entre as mulheres, é o treinamento funcional, modalidade originária da fisioterapia que ficou mais conhecida no início do século XXI por utilizar a movimentação diária como base para o desenvolvimento do praticante.

“O Treinamento funcional é usado com a finalidade de preparar fisicamente ou melhorar as habilidades do aluno. São exercícios que movimentam mais de uma articulação, realizado em diferentes planos e com diferentes ações musculares”, explica Ricardo Gomes Machado, professor de educação física e personal trainner.

Esse tipo de treinamento pode ser direcionado a todos os tipos de faixas etárias. No caso de atletas, o direcionamento dos movimentos é voltado à modalidade de competição, em idosos será direcionado às ações cotidianas, tais como sentar e levantar de uma cadeira, carregar sacolas de supermercado, entre outros.

“Os praticantes têm resultados satisfatórios como a mudança da consciência corporal, que diminuio risco de lesões, uma maior flexibilidade, resistência, equilíbrio, força, coordenação e velocidade, além de acelerar o processo de queima calórica, ajudando no emagrecimento”, conclui Gomes.

Fonte: Helplink

Nenhum comentário:

Postar um comentário