
A prática de exercícios e atividades físicas para crianças e adolescentes é indicada, no entanto é preciso alguns cuidados, pois há atividades adequadas para cada fase.
Na faixa etária dos três aos sete anos, a criança pode e deve participar de atividades que envolvam saltos, corridas e caminhadas. E quanto a prática de esportes, o futebol, o vôlei e a capoeira contribuem para o desenvolvimento e equilíbrio. Já para crianças entre seis e dez anos, surge a possibilidade de aprenderem novas habilidades motoras.
Segundo Jafferson dos Santos, tecnólogo em Medicina Esportiva da Prolab - Centro Diagnóstico Cardiológico, durante a infância devem ser priorizadas as atividades lúdicas, para que os exercícios físicos se tornem prazerosos.
De acordo com estudos, os benefícios da prática de exercícios físicos na adolescência são diversos. Recomendam-se atividades como caminhadas, corridas e ciclismo e que sejam praticadas pelo menos três vezes na semana.
Outra sugestão é ajudar nas tarefas domésticas e a praticar jogos ou brincadeiras. "Adolescentes que praticam exercícios dormem melhor, em função do aquecimento corporal provocado pela atividade física. Além disso, os que se exercitam têm mais autoestima, maior cuidado com a aparência física e possuem uma qualidade de vida melhor", explica Santos.
Atenção e alguns cuidados na hora das atividades físicas das crianças e adolescentes devem ser redobrados pelos pais e professores. Não permitir que os exercícios sejam realizados de forma errada e excessiva, é um deles, pois assim podem ser evitadas lesões musculares, pois a estrutura óssea, ainda não está bem formada. E assim proporcionar nesta fase, a prática de exercícios e esportes para uma vida saudável.
Fonte: Comportamento & Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário