sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uso de testosterona por mulheres pode causar danos graves à saúde


É comum médicos oferecem as mulheres tratamentos hormonais que ajudam a driblar a difícil fase da menopausa e um deles envolve a aplicação da testosterona, hormônio masculino fabricado pelos testículos do homem e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais da mulher. Porém, a testosterona tem sido usada de forma desregrada por mulheres como meio de ganhar massa e força muscular durante a atividade física.

Especialistas como Elaine Maria Frade Costa, endocrinologista e médica supervisora do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), admitem que a testosterona usada durante a menopausa ajuda a melhorar a libido, mas adverte que o uso feito por mulheres saudáveis pode causar danos graves à saúde.

“O uso de quantidades elevadas de testosterona (que são necessárias para o aumento da massa muscular) causam crescimento de pelos no corpo, engrossamento da voz, pode aumentar a pressão arterial, pode causar até câncer de mama, além de aumentar o risco de eventos cardiovasculares”, explica Elaine.

O hormônio deve ser indicado por médicos responsáveis para o tratamento de doenças e da própria menopausa. Se a ingestão for por um tempo curto, as chances dos efeitos regredirem são maiores. Entretanto, para aquelas que fazem uso regular, existem estragos que podem ser irreversíveis. A alta dosagem dessa substância por mulheres saudáveis pode causar desde um visual “andrógino” (quando não é possível dizer pela aparência se a pessoa é do sexo masculino ou feminino), até efeitos a longo prazo como aumento do clitóris, tumores de mama e fígado.

Fonte: Helplink

Nenhum comentário:

Postar um comentário